Se você é daqueles que logo torce o nariz quando ouve falar em Pilates, talvez seja hora de ampliar sua perspectiva. Em primeiro lugar, de “leve” o Pilates não tem nada. Apesar de haver uma variação de intensidade entre os exercícios, os mais puxados exigem um domínio difícil de alcançar. Além disso, a prática traz benefícios que vão além do que a musculação consegue oferecer: equilíbrio, elasticidade e precisão ganham destaque.

Sem dúvida, há uma pressão cultural que talvez deixe alguns homens mais confortáveis no ambiente da academia. Outras modalidades, nessa perspectiva, seriam perda de tempo. Mas é hora de escapar dessas limitações em prol da saúde. Confira quais os principais benefícios do Pilates para homens e inclua essa atividade em sua rotina.

Benefícios de uma prática que visa o equilíbrio

Além de precisão e equilíbrio, o Pilates trabalha a respiração, a concentração, a elasticidade, entre outros aspectos.

1- Redução do estresse e alinhamento da postura

Um dos maiores benefícios de quem prática Pilates é ver os níveis de estresse e tensão caindo rapidamente. Ora, quem já ficou com o pescoço “travado” devido à tensão do dia a dia sabe muito bem como o estresse excessivo pode paralisar a vida. Além disso, com a redução desses níveis há melhoria na qualidade do sono – outro benefício importante.

Para redução do estresse, aposte nos exercícios de alongamento, especialmente naqueles que trabalham a coluna. A melhoria na postura e o foco na respiração ajudam a relaxar o corpo todo, o que fará você usufruir dos benefícios mencionados.

Para auxiliar na correção da postura, o alongamento de cadeia posterior pode ser incluído na série de exercícios. Flexibilidade e alongamento nessa região são essenciais para o alinhamento do corpo.

2- Músculos tonificados e definidos

Para quem acha que a definição muscular só acontece na academia, o Pilates para homens pode surpreender. O exercício The Hundred, um clássico do método, exige fôlego para quem deseja apostar nas modalidades de solo. Chegando a 100 repetições, trabalha os músculos do abdômen de forma ímpar.

Entre os exercícios com nível elevado de dificuldade, também ganham destaque os realizados no Plank, com foco no abdômen. Nesse caso, o praticante precisa ter algum tempo percorrido no Pilates, já que a execução não é tão simples. Mas para aqueles que enxergam a modalidade como “leve”, são ótimos desafios para mudar de ideia buscando a superação.

3- Mais energia para outras atividades físicas

É consenso entre os especialistas no assunto: o Pilates para homens garante maior rendimento também em outras atividades físicas. Isso porque a atividade ajuda a ampliar a resistência, flexibilidade e precisão nos movimentos. Com maior domínio sobre a respiração e equilíbrio corporal, atividades como corridas de longa distância se tornam mais viáveis. Com a intensidade e os movimentos regulados no que diz respeito às articulações, o risco de uma lesão ou dor após o exercício também cai de forma significativa.

O rendimento na musculação também tende a melhorar. Ao realizar exercícios repetitivos na academia, é necessário executá-los da forma certa para evitar lesões e também obter todos os benefícios do esforço muscular. Nesse sentido, os resultados são mais visíveis quando a musculação se torna aliada à prática do Pilates.

4- Melhora no desempenho sexual

Esse último benefício pode ser um tanto inesperado, mas certamente vai chamar a atenção de quem ainda estava em dúvida sobre a prática: o Pilatesamplia o desempenho sexual. E a explicação é muito simples. Isso se dá não apenas pela liberação de endorfinas e maior disposição, mas também pelo fato de a atividade trabalhar a região pélvica. Com a melhoria na circulação e na flexibilidade, o benefício é significativo para a maior parte dos homens.

Com tantos aspectos positivos, integrar o Pilates para homens no dia a dia ajuda a equilibrar a rotina de exercícios e melhorar a saúde física e mental. Mas não se esqueça: é importante progredir nos exercícios indo dos mais simples aos mais complexos, no caso de alunos iniciantes. Mesmo atletas que já praticam outras modalidades devem trilhar um percurso próprio do Pilates.

Metadescription: Já ouviu falar no Pilates para homens? Confira os principais benefícios para o público masculino e veja como essa modalidade pode ser uma excelente alternativa para melhorar o desempenho físico.