No ritmo agitado do dia a dia, o que mais nos faz falta? Se você pensou em “equilíbrio emocional” e “exercício físico”, está de acordo com a maior parte dos especialistas. Estresse e sedentarismo são dois empecilhos para uma vida mais saudável.

Nesse contexto, o Mindfulness (ou atenção plena) ganha destaque ao trabalhar a consciência no presente enquanto o Pilates dá ênfase ao alinhamento, flexibilidade e resistência corporal – que passam também por uma postura mais consciente. Essas duas técnicas aliadas garantem um dia a dia mais saudável mesmo nas cidades grandes.

Joseph Pilates, criador da modalidade que leva seu sobrenome, já dizia que a mente esculpe o corpo. Ou seja, para usufruir dos benefícios de qualquer exercício, também é preciso trabalhar atenção e emoção. Que tal conhecer um pouco mais sobre o Mindfulness com Pilates antes de ir para o colchonete ou para os equipamentos de resistência?

Atenção plena aqui e agora

Se você já se sentiu ansioso, sabe bem do que se trata esse sentimento: o corpo está em um lugar e a cabeça em outro completamente diferente. Um exemplo disso é quando você quer estudar ou trabalhar, mas não consegue, pois só pensa naquele problema que precisa resolver. É muito comum vivenciar essa sensação e ficar aflito com pensamentos que não levam a lugar nenhum. Por isso, o conceito de Mindfulness com Pilates está tão em alta nos últimos tempos: para colocar mente e corpo no mesmo espaço. Só assim é possível viver plenamente cada momento.

O Mindfulness não tem uma origem específica, mas deriva de práticas como a meditação. Indo além de um contexto religioso, como no caso do budismo, a meditação visa trazer mais equilíbrio para as emoções e foco no presente. O Mindfulness se apropria desse princípio e ganha destaque nas pesquisas sobre redução do estresse que surgem nos anos 80.

A ideia central é que o sujeito passe a ter consciência sobre as sensações físicas e sobre suas emoções. A partir de um olhar com certo distanciamento, se torna mais fácil não agir de forma automática e considerar cada ação no presente.

Mindfulness aplicado ao Pilates

Após ler sobre os benefícios da atenção plena, fica a pergunta que não quer calar: como unir Mindfulness com Pilates? Seguindo a ideia do próprio Joseph Pilates, fazer essa conexão é mais do que apropriado. Na mesma medida em que o Pilates garante equilíbrio e força para o corpo, seus benefícios só são atingidos com a mente no aqui/agora. Nesse sentido, cada movimento e respiração devem ser conscientes, auxiliando não só a saúde física como a redução dos níveis de ansiedade.

A atenção plena ajuda a evitar os típicos padrões automáticos de resposta. Um exemplo? Aquela cena familiar no dia a dia, que é esquecer completamente o alinhamento da postura e mantê-la incorreta durante o trabalho. Na medida em que as duas técnicas são aliadas, a execução dos exercícios e a consciência física são afetadas de forma positiva. Ou seja, quanto mais Mindfulness com Pilates você praticar, mais equilíbrio leva para vida e para o desempenho nas atividades físicas.

Veja um exemplo de exercício de respiração no Pilates que pode ser trabalhado junto à atenção plena:

1- Sentado no chão, com a coluna reta, coloque as palmas das mãos nas costelas e inspire, expandindo as costelas ao invés de estufar o peito.

2- Na hora de expirar, você deve sentir a região da costela voltar ao estado anterior, soltando o ar pela boca calmamente. Após algumas repetições dos passos 1 e 2, a recomendação é expirar pelo nariz.

3- Na sequência, a intenção é inspirar com foco na parte inferior do abdômen, quase chegando à região pélvica. Solte o ar calmamente, mantendo o foco na mesma região.

Para manter o foco no instante, você pode contar de 1 a 5 na hora de inspirar e fazer o mesmo no momento de expirar, sem pausa entre as duas ações. Concentre-se nos movimentos, visualizando mentalmente o corpo durante a respiração, que deve ser feita com os músculos relaxados.